Os bio elementos que constituem os seres vivos não são distintos dos que aparecem nas rochas e no ar, mas encontram-se em diferentes proporções.
Nas matérias inertes, o elemento químico mais abundante é o oxigénio, seguido do silício, e acompanhado de elementos metálicos como alumínio, ferro, cálcio, magnésio, sódio e potássio.
Na matéria viva o elemento químico mais abundante segue sendo o oxigénio, porém os demais variam de tal maneira que o o principal elemento segue sendo o carbono, seguido do hidrogénio, do nitrogénio e do fosforo e entre os elementos metálicos são basicamente os mesmos (cálcio, sódio, magnésio e potássio).
Os bioelementos se combinam entre si, formando estruturas moleculares de distinta complexidade. As ditas moléculas que formam parte da matéria viva se denomina Biomoléculas.
Classificação dos Bio Elementos
Os bio elementos se classificam em dois grandes grupos:
- Primários: que formam parte da matéria viva em uma alta percentagem, cerca de 98% do total da matéria viva. Os bio elementos primários são: O (65%), C (18,5%), H (10%), N(3,0%). São os mais abundantes em todos o organismo. No caso homem 96,5% do total.
- Secundários: são aqueles bio elementos que formam parte da matéria viva em uma baixa percentagem, e que não estão presentes em todos os seres vivos, se os bio elementos secundários estiverem em uma percentagem inferior a 0,01% são denominados OLIGOELEMENTOS. Os bio elementos secundários são: Ca, P, K, S, Na, Cl, Mg e Fe. São muito menos abundantes, mas também estão presentes em todos os organismos. No corpo humano constitui 0,7% do total de átomos. Os oligoelementos são: F, Cu, I, Mn, Zn, Co, Mo, Cr, Se, V, B, Si, Sn e Li.
Abaixo uma tabela com os bio elementos destacados.
clique na imagem para ampliar |
0 comentários:
Postar um comentário